
ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG)
16/03/2023
II Simpósio de Segurança e Defesa Cibernética
Informações Gerais sobre o tema CIBERNÉTICA nas Unidades de Estudos do Departamento de Estudos da ESG
No ano de 2020, o Ministério da Defesa instituiu o Grupo de Trabalho (GT) de Alinhamento do Ensino de Defesa Cibernética nas Forças Armadas, o qual foi conduzido pelo Comando de Defesa Cibernética no período de outubro de 2020 a setembro de 2021.
O GT foi constituído por meio da Portaria nº 2.735/DIENS/DEPENS/SEPESD/SG-MD, de 14 AGO 2020, tendo sido composto por representantes dos Estados-Maiores e Departamentos/Diretorias de Ensino das Forças Singulares, Escola Superior de Guerra (ESG), Escolas de Altos Estudos de Oficiais, Escolas de Formação e de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Praças, sob a coordenação do Comandante da Escola Nacional de Defesa Cibernética.
Ao final do trabalho, o GT apresentou a proposta de sete perfis de formandos pelos estabelecimentos de ensino. O Perfil número 7 foi direcionado para o patamar Político-Estratégico, pelo qual o formando não necessita de conhecimentos técnicos e doutrinários aprofundados, mas deve estar capacitado para atuar na alta administração, possuindo conhecimento adequado de Políticas e Estratégias na dimensão cibernética.
A partir desses perfis, o GT definiu o conhecimento e o domínio temático necessários para cada um deles, estabelecendo a Trilha do Conhecimento Cibernético e propôs o currículo mínimo para cada Perfil.
No levantamento da consciência situacional, o GT identificou a inexistência de curso em cibernética em relação ao nível do perfil número 7 - Político-Estratégico, tendo sido sugerido que a ESG é a Instituição ideal para conduzir o curso nesse Perfil.
Em decorrência, a Escola iniciou, em outubro de 2021, os estudos para a criação do curso em cibernética, no que concerne ao político-estratégico.
Antecedendo a criação do curso, o Comando da ESG promoveu a realização do “I SIMPÓSIO DE SEGURANÇA E DEFESA CIBERNÉTICA DA ESG" em 20 de julho de 2022, que teve por objetivo “reunir especialistas com vistas a promover debates e a difusão do tema ciberespaço”.
O Simpósio foi um evento acadêmico e as palestras foram apresentadas por conferencistas de Instituições Militares e Públicas da mais alta esfera do Poder Federal.
Participaram do Simpósio quinhentos e vinte cidadãos, dentre representantes de cento e quarenta e seis de instituições públicas e privadas, e autônomos (acadêmicos, especialistas e estudiosos).
Os temas apresentados no evento subsidiaram a formulação do planejamento para o primeiro Curso de Segurança e Defesa Cibernética da ESG, previsto para 2023.
O II SIMPÓSIO DE SEGURANÇA E DEFESA CIBERNÉTICA DA ESG (IISSDC) adotará o mesmo objetivo e formato do I Simpósio, afinal, os temas que envolvem o espaço Cibernético são amplos e permeiam o desconhecido. Assim, o saber é resultado da pesquisa evolutiva e não cessa no tempo ou no espaço.
Desse modo, o IISSDC também será híbrido e aberto aos representantes das Instituições convidadas e ao público interessado, sendo presencial para Conferencistas, Estagiários e convidados, e online para os demais participantes.
Os conferencistas convidados são voluntários e pertencem às instituições das esferas Públicas e Privadas, cujas reputações destacam-se na restrita área do espaço cibernético mundial.
Por fim, espera-se que todos os participantes usufruam dessa rara oportunidade e que o assunto seja instigante ao nível de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento do pensar na política e estratégia nacionais, visando à Defesa e Segurança do Brasil.